DESCUBRA QUE TIPO DE COMEDOR* É VOCÊ?
- Tatiana Hirata
- 16 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Continuando o post anterior, agora vamos exemplificar os tipos de comedores temos:
Na foto 1️⃣ O profissional em dieta - é aquele que testou e testa todas as dietas da moda, e programas de perda de peso. Vai pulando de dieta em dieta, pois acha que a anterior não funciona mais. Conhece todas as calorias, porções e dicas de dieta. Costuma também misturar informações e especificidades de várias dietas. E acaba pego pelo ciclo vicioso das dietas, desencadeando exageros ou compulsões em alimentos "proibidos" e pode acabar desencadeando transtornos alimentares.
Na foto 2️⃣ O comedor inconsciente - é aquele que come enquanto realiza diversas outras atividades, como ver TV, ler, mexer no celular, falar ao telefone, usar computador, etc. Essas atividades secundárias acabam por assumir um papel mais importante no momento da refeição, fazendo com que comam sem fome (pelo hábito de comer fazendo alguma coisa), ou não percebem a fome e ficam muitas horas sem se alimentar.
Em geral vivem um rotina atribulada, são muito ocupados e comem o que estiver disponível no momento (fast food, máquinas de snack, salgadinhos, petiscos, beliscam mais que os outros tipos de comedores) em geral ignoram os sinais de saciedade e/ou comem para lidar com emoções como stress, solidão, irritação, etc

Na foto de cima - Comedor cuidadoso - é aquela pessoa consciente sobre nutrição.
Entende de nutrição e fitness, geralmente monitora tanto a quantidade de alimentos, que come menos do que o necessário, investiga todos os rótulos dos alimentos, interroga garçons nos restaurantes, e pesquisa muito em blogs, sites e perfis em rede sociais com foco em alimentação fitness, alega preocupação em saber TUDO o que está consumindo.
Na foto debaixo - O comedor intuitivo - é aquele que escuta seus sinais internos de fome e come alimentos sem culpa ou julgamento.
Nós já nascemos com a habilidade de comer quando há fome, e parar de comer ao sinal de saciedade, mas essa habilidade se perde com o tempo enquanto tentamos nos encaixar na rotina da sociedade, e é esse comer intuitivo da infância que devemos resgatar, a fim de se desenvolver uma relação saudável com os alimentos👀
Importante lembrar que o Comer Intuitivo é uma abordagem inclusiva na nutrição que não SUBSTITUI OU DESCONSIDERA a dietoterapia, 👉🏼 principalmente em casos de dislipidemias, doenças cardiovasculares, renais, diabetes, etc.
🍃 É uma forma eficaz e um suporte para que as pessoas possam comer de forma intuitiva e respeitando seus sinais internos mesmo a partir de suas
restrições dietéticas.
Comments