top of page

Como emagrecer sem passar fome?


Você acha que precisa passar fome para emagrecer?

Você acaba de fazer uma refeição, e algum tempo depois sente que já está morrendo de fome?

3 coisas podem estar acontecendo aqui: 1 - Você pode estar realmente comendo menos do que deveria, dietas com um déficit muito grande de calorias, podem até fazer você perder peso por um tempo, mas depois vem o efeito rebote no seu metabolismo ⬇️TMB (Taxa de metabolismo basal) para ele, o importante é te manter vivo, e não vai abrir mão do tecido adiposo.

E nesse caso o desfecho é, você comer cada vez menos, e não reduzir gordura. Que é o que chamamos de termogênese adaptativa, que reduz Leptina, T3 (hormônios tireoidianos)... (posso falar mais sobre isso depois e sobre como driblar esse efeito, digite "eu quero" nos comentários para eu saber se você se interessa nesse assunto). 2 - Ou você está bem nutrida, está comendo o suficiente, maaaas, a fome vem com tudo, e aí você decide comer um docinho, porque ainda sente que precisa comer uma coisinha. Mas não te satisfez, então você parte para algo salgado, e aí você lembra de um pacote que comprou no mercado e decide comer ele também.

Quando se da conta, comeu várias coisas, nem se deu conta enquanto estava comendo. Provavelmente também estava se sentindo angustiada/triste/nervosa/ansiosa, mas pelo menos agora deu uma aliviada. Nesse caso o problema é mais comportamental e psicológico do que fisiológico. 3 - Ou ainda, você não planeja suas refeições, e acaba consumindo um excesso de alimentos de alto índice glicêmico ou alimentos que são falsos saudáveis como alguns biscoitos ou barrinhas fit, que levam a uma alta liberação de glicose sanguínea, tendo que ser seguida de uma alta liberação de insulina, levando a um efeito rebote, porque agora que a glicemia baixou de novo você fica morrendo de fome, e sente necessidade de comer algo de novo, ficando com fome praticamente o dia inteiro. Dica: Em todos os casos o ideal é procurar ajuda de um profissional, emagrecer não precisa ser sacrificante, e com um profissional te acompanhado o processo se torna leve e muito mais assertivo, do que se você continuar na tentativa e erro, sabe-se lá por mais quantos anos.

👉🏼 Uma dica prática e que você pode começar já é: planejar suas refeições com antecedência, evitando assim comer por conveniência ou comer algo por falta de opção. Ainda essa semana venho com um post sobre alimentos que geram mais saciedade, para que você saiba fazer as melhores escolhas e combinações (um dos temas também sugeridos por uma seguidora). Nesta sexta eu vou abrir a caixinha de novo, vai pensando aí em algo que você gostaria de perguntar, ou saber mais.

Yorumlar


bottom of page