Como diminuir a vontade de comer doces?
- Tatiana Hirata
- 4 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
💁🏻♀️Eu poderia vir aqui e te passar umas 3 ou 4 dicas para controlar seu desejo por doces, mas eu resolvi ir mais a fundo nessa questão.

👉🏼Porque pode ser que você só tenha vontade de comer um docinho🍫 depois do almoço, e ta tudo bem, você pode comer, qual o problema nisso?
Desde que não seja frequente ou em exagero, faz parte de um contexto alimentar saudável💓.
Agora se você é daqueles que não param de comer até ver o fim, comem exageradamente e diariamente, então o problema dessa questão é mais sério.
⚠️Nesses casos a ânsia em comer alimentos doces ou ricos em açúcares/ carboidratos pode estar associada a um baixo⬇️ nível de serotonina (5-Hidroxitriptamina) no organismo.
A serotonina é um neurotransmissor de atuação cerebral 🧠 responsável por regular: 🤪Humor, 😴sono, 🤒temperatura corporal, 😖sensibilidade a dor, o 😋apetite, 💖ritmo cardíaco e as funções cognitivas.
⭐Outros sintomas de baixa serotonina são:
🔴Insônia (porque a melatonina (hormônio do sono) depende da serotonina)
🔴Fraqueza/cansaço
🔴Estresse ou muita ansiedade
🔴TPM acentuada
🔴Vontade de comer a toda hora (baixa saciedade)
🔴Problemas de memória ou baixa concentração
🔴Humor depressivo
Para a produção da serotonina no organismo, é necessário a presença de ✔️Triptofano, um aminoácido considerado essencial, ou seja, o corpo não o produz, ele precisa ser ingerido através da alimentação❗
Mas não basta apenas ingerir alimentos fonte de triptofano para garantir uma boa produção de serotonina, você precisa também manter a ingestão das vitaminas 👉🏼B9, B12, B6 e do mineral magnésio, para uma produção adequada do neurotransmissor.
🎯Para isso inclua na sua alimentação base alimentos como:🎯
✔️Vegetais folhosos verde escuros, ovos (B9) e (Mg) ✔️Carnes, ovos e peixes (B12) ✔️Grãos integrais e oleaginosas (B6) e (Mg) ✔️Carboidratos integrais/ complexos são essenciais para produção da serotonina.
✔️Cacau em pó, banana, frutas cítricas, abacate, tomate, carnes magras, leite e derivados, cereais integrais, oleaginosas, leguminosas como lentilha, ervilha, feijão preto, grão de bico (Triptofano)
No post 2, aí sim, dou algumas dicas que passo para meus pacientes. Não perca!
Comments