Você sabe a diferença entre consumo alimentar e comportamento alimentar?
- Tatiana Hirata
- 10 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

O consumo alimentar é uma ação, o ato de ingerir um alimento, referente a aspectos do metabolismo, digestão, absorção e armazenamento.
O comportamento alimentar é um aspecto associado a "pre-deglutição" está relacionado com a cultura, sociedade, sua própria experiência com o alimento e com o ato de comer em si.
A atitude alimentar é uma expressão usada para relacionar a pessoa com os alimentos em sua dieta.
A atitude é baseada em 3 componentes
1️⃣ Afetivo (sentimentos, humor, emoções favoráveis ou não ao alimento)
2️⃣ Cognitivo (crenças e conhecimentos)
3️⃣ Volitivo (vontade - intenção comportamental ao alimento, sua inclinação para agir coerentemente com suas cognições e afetos)
O comportamento alimentar está inserido nas atitudes.
Crenças, pensamentos e sentimentos (por não envolverem uma ação) são por definição: Atitudes alimentares.
As atitudes em geral são influenciadas pela cultura, família, religião, sociedade, etc.
Portanto mudar comportamentos alimentares está diretamente ligado ao que a pessoa conhece e acredita sobre alimentação e nutrição. Saindo da esfera puramente fisiológica e bioquímica da questão e considerando todo o entorno em que está inserido e o indivíduo em sua integralidade.
Não existe definição de 👀 Alimentação adequada - rígida, do tipo fórmula pronta, ou receita de bolo, deve-se sempre levar em conta o contexto: alimentação adequada para quem? Quando? E onde?
Manter uma atitude positiva relacionado a alimentação, confiante, confortável e flexível é fundamental para o bom estado nutricional integral do ser humano.
💎 Procure sempre um nutricionista
Commentaires